A PEDAGOGIA DA AÇÃO DIRETA ENTRE REDES E RUAS: MEDIAÇÕES E INTERAÇÕES TECNOLÓGICAS
2015; PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS; Volume: 18; Issue: 1 Linguagem: Português
10.18224/educ.v18i1.4264
ISSN1983-7771
AutoresGilson Leandro Queluz, Marilda Lopes Pinheiro Queluz,
Tópico(s)Anarchism and Radical Politics
ResumoResumo: Este trabalho problematiza o uso da tecnologia e das mediacoes tecnologicas como processos socioculturais de producao coletiva do conhecimento e expressao criativa. A arte anarquista apresenta-se como instrumento de acao direta para a educacao e propaganda, no espaco urbano e virtual, dos ideais de emancipacao humana. Os coletivos de arte libertaria colocam-se dentro de uma concepcao anarquista de cultura como produto da humanidade e instrumento de construcao da consciencia individual e coletiva em busca da liberdade. Como referencial teorico utilizaremos Raymond Williams e seu questionamento do conceito de mediacao para a compreensao das articulacoes entre base e superestrutura. Palavras-chave: Mediacoes. Educacao libertaria. Tecnologia e cultura. Arte anarquista.
Referência(s)