Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

O MÉTODO DE ENSINO LANCASTERIANO: UMA COMPARAÇÃO ENTRE A SALA MONITORAL DO THE BRITISH SCHOOL MUSEUM DE HITCHIN, NA INGLATERRA, E O REGIMENTO INTERNO DAS AULAS PÚBLICAS DAS PRIMEIRAS LETRAS DA PROVÍNCIA DO ESPÍRITO SANTO EM 1871

2016; Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE); Volume: 20; Issue: 48 Linguagem: Português

10.1590/2236-3459/41842

ISSN

2236-3459

Autores

Dirce Nazaré de Andrade Ferreira, Cleonara Maria Schwartz, Aloísio Kröhling,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

Este texto é resultado de uma pesquisa de campo qualitativa, exploratória e descritiva realizada no British School Museum, na cidade de Hitchin, na Inglaterra, com vistas a investigar o método lancasteriano em um espaço lúdico denominado sala monitorial. A pesquisa empírica se desenvolveu com observação dirigida a partir da análise da sala monitorial e de seus ferramentais lúdicos para, depois, cotejá-los com o Regimento Interno das Aulas Públicas das Primeiras Letras do Espírito Santo, de 1871, e com os livros de Joseph Lancaster, que descrevem seu método. Desta forma, a triangulação relacional entre a sala monitorial, o Regimento de 1871 e os livros de Joseph Lancaster forneceu uma síntese para entender as estratégias de ensino aplicadas em Londres e que se incorporaram nas estratégias pedagógicas do Brasil no século 19.

Referência(s)