
COMA: conceitos, mapas e autoria de material instrucional em hipertexto
2008; Volume: 2; Linguagem: Português
10.17143/rbaad.v2i0.119
ISSN2359-0343
AutoresJoni de Almeida Amorim, Carlos Machado, Rosana Giaretta Sguerra Miskulin, Mauro S. Miskulin,
Tópico(s)Educational Tools and Methods
ResumoMapas conceituais são representações não-lingüísticas que auxiliam nos processos de ensino e de aprendizagem assim como na representação do conhecimento. Neste artigo, descrevem-se brevemente as funcionalidades do software COMA, um ambiente gratuito para usuários registrados que tenham propósitos de educação e pesquisa; este se baseia no uso de mapas conceituais e permite a autoria de material instrucional para publicação em hipertexto. A partir do mapa conceitual, aulas, por exemplo, podem ser geradas em documentos em hipertexto (páginas em HTML) que indexam os inúmeros arquivos de texto, imagem, animação, etc., de forma que seja aumentada a produtividade do usuário.
Referência(s)