Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

COMA: conceitos, mapas e autoria de material instrucional em hipertexto

2008; Volume: 2; Linguagem: Português

10.17143/rbaad.v2i0.119

ISSN

2359-0343

Autores

Joni de Almeida Amorim, Carlos Machado, Rosana Giaretta Sguerra Miskulin, Mauro S. Miskulin,

Tópico(s)

Educational Tools and Methods

Resumo

Mapas conceituais são representações não-lingüísticas que auxiliam nos processos de ensino e de aprendizagem assim como na representação do conhecimento. Neste artigo, descrevem-se brevemente as funcionalidades do software COMA, um ambiente gratuito para usuários registrados que tenham propósitos de educação e pesquisa; este se baseia no uso de mapas conceituais e permite a autoria de material instrucional para publicação em hipertexto. A partir do mapa conceitual, aulas, por exemplo, podem ser geradas em documentos em hipertexto (páginas em HTML) que indexam os inúmeros arquivos de texto, imagem, animação, etc., de forma que seja aumentada a produtividade do usuário.

Referência(s)