Televisão e consumo: programação e crítica do gosto. Um caso brasileiro
2010; OberCom (Observatorio da Comunicação); Volume: 4; Issue: 1 Linguagem: Português
10.15847/obsobs412010285
ISSN1646-5954
AutoresRaquel Marques Carriço Ferreira,
Tópico(s)Media and Communication Studies
ResumoA programacao televisiva foi um dos assuntos mais polemicos da comunicacao social estabelecido em nosso pais. A grade da televisao de sinal aberto foi duramente criticada a partir do fim da decada de 90 se estabelecendo sob a logica da demanda que atenderia a um padrao de gosto, que por sua vez, desencadearia um efeito de “circulo vicioso de padroes em decadencia”. Este artigo trata de como essa versao do consumo televisivo se instalou entre os criticos e aponta uma eventual relacao com o seu esmorecimento. Television programming was one of the most controversially discussed subjects of social communication in our country. The program available in open signal was heavily criticized since the end of the 1990ies: It was perceived as being established under a logic of demand that would supply a standard taste, resulting in a vicious circle of standards in decay. This article deals with how that kind of television consumption got established as exposed to the Brazilians' critics; and it points at an eventual relation with its decline.
Referência(s)