
EDUCAÇÃO FINANCEIRA: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO
2015; INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE; Volume: 6; Linguagem: Português
10.15628/holos.2015.3645
ISSN1807-1600
AutoresAna Paula Rebello, João Batista Siqueira Harres, João Bernardes da Rocha Filho,
Tópico(s)Business and Management Studies
ResumoO presente artigo apresenta uma proposta pedagógica em Educação Financeira desenvolvida em uma escola estadual de Porto Alegre, RS. Por meio de uma Unidade de Aprendizagem, e com enfoque no consumo consciente, o objetivo da proposta foi o de desenvolver aspectos da Educação Financeira com alunos do Ensino Médio Politécnico, tais como conscientização histórica, política, econômica e social. As atividades foram desenvolvidas com 15 alunos no espaço intitulado Seminário Integrado, sendo concluído em um trimestre letivo. Como estratégia pedagógica utilizou-se vídeos, saídas de campo e a confecção de um produto, com planejamento dos custos de produção e expectativas de lucros, elaborado pelos alunos. Para a coleta de dados de avaliação foram utilizados os registros de observação das atividades, analisadas segundo uma abordagem qualitativa. Após a conclusão das atividades houve a divulgação do trabalho para a comunidade escolar. Ao final deste artigo são feitas considerações a respeito da proposta de Educação Financeira aqui relatada.
Referência(s)