Artigo Revisado por pares

AS PRÁTICAS PROSELITISTAS NA EXECUÇÃO DA DOCÊNCIA EM ENSINO RELIGIOSO: Por que isso ainda acontece?

2015; Centro Universitário Internacional (UNINTER); Volume: 10; Issue: 21 Linguagem: Português

10.22169/intersaberes.v10i21.723

ISSN

1809-7286

Autores

José Geovânio Buenos Aires Martins,

Tópico(s)

Environmental Sustainability and Education

Resumo

RESUMO O Ensino Religioso enquanto componente curricular deve priorizar conforme a Lei de Diretrizes e Bases da Educacao Nacional LDBEN, o estudo das diferentes culturas religiosas existentes no Brasil. Todavia, por que esse pressuposto, resguardado em lei, nao consegue assegurar o ensino deste componente curricular, como se preve a LDBEN? Sera pela falta de uma diretriz que exija uma formacao inicial? Uma vez, que este componente curricular passou por varias transformacoes, saindo do carater catequetico e/ou doutrinador, para o estudo do multiculturalismo em dias atuais. Portanto, esse artigo discorre sobre as praticas proselitistas na execucao da docencia em Ensino Religioso ER, no âmbito da Secretaria Municipal de Educacao de Picos-PI, pois o fim unico do componente curricular Ensino Religioso, nao e fazer proselitos, mas sim fornecer condicoes para que todos tenham acesso ao conhecimento academico das diferentes culturas religiosas, priorizando-se para isso a sala de aula, para com isso se eliminar os entraves encontrados em nossa sociedade, quando o assunto e orientacao religiosa. O principal objetivo desta investigacao teve o intuito de investigar por que o componente curricular ER apresenta-se como objeto de estudos para se formar proselitos, minimizando assim a resistencia dos discentes em relacao a este componente curricular. Para alcancar esse objetivo, fez-se uma pesquisa de carater bibliografico, como nao poderia deixar de ser, e uma pesquisa de campo participante, pois somente depois da analise dos dados coletados atraves de entrevistas semiestruturadas se puderam sugerir estrategias pedagogicas e metodologicas para que o componente curricular Ensino Religioso saia do carater confessional e assuma de vez sua identidade cultural. Palavras-chave: Ensino Religioso. Culturas Religiosas. Praticas Proselitistas. ABSTRACT Religious Education as part of a syllabus should prioritize, according to the Brazilian Guidelines and Bases for the National Education Law (LDBEN), the study of the different religious cultures within the country. However, why does not this assumption, foreseen by the law, can ensure the teaching of this subject as described in the LDBEN? The author wonders if this lack of compliance to the law is due to the non-existence of a guideline that requires an expertise by the teacher since Religious Education has gone through a lot of modification, which changed its initial religious/indoctrination characteristic in the past to a multicultural subject nowadays. Therefore, this article looks upon the proselytism in teaching Religion in the county of Picos, in the state of Piaui, Brazil. Religious Education is not to indoctrinate the students to a particular belief, but to show them the whole range of believes that there are out there. There is no better place than the classroom to overcome all the obstacles the Brazilian society has when it comes to religion. The main objective of this study was to detect the main reasons Religious Education focus on indoctrinating students, which can help teachers change their point of view when teaching such subject. To achieve such a goal there was a bibliographical research as well as a field research. Only after analyzing the data collected in semi-structured interviews some pedagogical and methodological suggestions could be indicated. Such indications intend to take Religious Education further away from an ideology and closer to its cultural identity. Key words: Religious Education. Religious Cultures. Proselytism. RESUMEN La Educacion Religiosa como un componente curricular debe dar prioridad de acuerdo a la Ley de Directrices y Bases de la educacion Nacional LDBEN, el estudio de las diferentes culturas religiosas existentes en Brasil. Sin embargo, ?por que este supuesto, salvaguardado por ley, no puede garantizar la ensenanza de este componente curricular, segun se dispone la LDBEN? ?Sera por la falta de una directriz que requiere una formacion inicial? Una vez mas, este componente curricular ha sufrido varias transformaciones, dejando el caracter catequetico y/o consejero, para el estudio de la multiculturalidad en la actualidad. Por lo tanto, este articulo analiza las practicas proselitistas en la aplicacion de la docencia en la Educacion Religiosa ER, en el ambito de la Educacion Municipal de Picos-PI, pues el unico proposito del componente curricular Educacion Religiosa, no es para hacer proselitismo, sino proporcionar las condiciones para que todos tengan acceso a los conocimientos academicos de las diferentes culturas religiosas, dando prioridad al aula, para eliminar asi los obstaculos que enfrentan en nuestra sociedad, en lo que respecta a la orientacion religiosa. El principal objetivo de esta investigacion fue disenado para investigar por que el componente curricular ER se presenta como objeto de estudios para graduarse proselitos, minimizando asi la resistencia de los estudiantes con respecto a este componente curricular. Para lograr este objetivo, fue hecha una investigacion bibliografica y una investigacion de campo participante, porque solo despues del analisis de los datos recogidos a traves de entrevistas semi-estructuradas se pudieron sugerir estrategias pedagogicas y metodologicas para que el componente curricular de Educacion Religiosa salga del confesional y tome su identidad cultural. Palabras-clave: Educacion Religiosa. Culturas religiosas. Practicas de proselitismo.

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