Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Dislexia Específica de Evolução

2009; Volume: 1; Issue: 1 Linguagem: Português

10.47385/praxis.v1.n1.538

ISSN

2176-9230

Autores

Josefina Elvira Novaes Rêgo de Araújo, Fábio Aguiar-Alves,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

A dificuldade de entender o que está escrito sob seus olhos e a de escrever o que está pensando claramente são problemas do disléxico. Receber a informação através da leitura se torna impossível, ou completamente, ou em grau maior ou menor. O disléxico pode não entender a mensagem ou entendê-la mal, inferindo um sentido deturpado. Por outro lado, pode não conseguir colocar no papel seu pensamento, ou chegar a fazê-lo de forma tão incorreta quanto a escrita das palavras, se tornando impossível o entendimento do assunto. O disléxico, muitas vezes, pode ser mais inteligente do que a média dos estudantes e fica a margem do seu meio a partir do momento em que entra para a escola, quando seu problema aparece. Acredita-se haver pelo menos dez disléxicos entre cada cem indivíduos, por isso é tão urgente que saibamos sobre o assunto. Há um tratamento que pode ajudá-los a vencer suas dificuldades, e sob o ponto de vista prático, a passarem para o grupo de seus iguais, utilizando-se razoavelmente da leitura e da escrita.

Referência(s)