Artigo Acesso aberto Produção Nacional

O LEGADO DOS JESUÍTAS NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA

2015; UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS; Volume: 31; Issue: 4 Linguagem: Português

10.1590/0102-4698136933

ISSN

1982-6621

Autores

Wilson Alves de Paiva,

Tópico(s)

Religion and Society in Latin America

Resumo

RESUMO: Este artigo tem como objetivo refletir sobre o legado dos jesuítas para a formação do pensamento educacional brasileiro, sobretudo em sua pedagogia, cujo caráter disciplinador e dogmático permaneceu o mesmo após a expulsão da Companhia de Jesus, ocorrida no século XVIII. A dificuldade de substituir a presença dos jesuítas desde o início da colonização e a sua expansão a todo o território brasileiro ao longo de sua atuação por mais de dois séculos não tem a ver somente com a falta de fundos, mas com a falta de uma política de real valorização da escola pública. E, no que diz respeito às práticas pedagógicas, falta uma retomada de certos ideais dos próprios jesuítas; dos ideais reformistas de educadores que pensaram um ambiente mais lúdico, prático, dinâmico e voltado para as necessidades de uma formação crítica e reflexiva.

Referência(s)