Empreendedorismo Religioso: Um Estudo sobre Empresas que Exploram o Nicho da Religiosidade
2015; Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD); Volume: 19; Issue: 5 Linguagem: Português
10.1590/1982-7849rac20151626
ISSN1982-7849
AutoresAlex Fernando Borges, Alessandro Gomes Enoque, Jacquelaine Florindo Borges, Lorrana Laila Silva de Almeida,
Tópico(s)Workplace Spirituality and Leadership
ResumoO objetivo deste trabalho consistiu em compreender as particularidades da manifestação do empreendedorismo religioso em empresas que nascem no contexto da religião e comercializam artigos religiosos. A partir de um quadro teórico que articula as definições de empreendedorismo e processo empreendedor, e que estabelece relações entre empreendedorismo e religião, foram estudadas, por meio de pesquisa qualitativa, 22 empresas que comercializam produtos de diferentes denominações religiosas, situadas nas três maiores cidades da região do Triângulo Mineiro. Os resultados mostram a manifestação de um tipo particular de empreendedorismo, observado através das seguintes categorias: o empreendedor religioso, envolvendo a análise da ideia e das motivações individuais para a abertura da empresa; a religião enquanto oportunidade de negócio, envolvendo a análise do contexto e dos aspectos religiosos e comerciais que influenciam o processo do empreendedorismo religioso; e os resultados desta ação empreendedora, envolvendo os efeitos concretos e simbólicos do empreendedorismo religioso.
Referência(s)