Artigo Produção Nacional

ENTRE “CONTOS E CANTOS”: O USO DO SMARTHPHONE ASSOCIADO À CULTURA LITERÁRIA E MUSICAL NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM

2015; Editora Rede UNIDA; Volume: 2; Issue: 3 Linguagem: Português

ISSN

2358-8306

Autores

Aliceana Ramos Romão de Menezes Araújo, Pollyana Soares de Abreu Morais, Fábio de Lima Marins, Maria Ângela Ramalho Pires de Almeida, C P Carvalho,

Tópico(s)

Cultural, Media, and Literary Studies

Resumo

INTRODUCAO: A cinesiologia e a biomecânica trazem a complexidade do movimento humano, objeto de estudo da fisioterapia, que pode ser compreendido a partir da analise dos movimentos (cinematica) e das forcas que produzem esse movimento (cinetica). A fim de promover uma re-significacao dessa area vista como de dificil compreensao pelos discentes, houve a intencao de unir a tematica com a cultura literaria e musical associado ao uso do smarthphone, atraves do aplicativo whatsApp por se tratar de uma tecnologia presente no cotidiano, facilitando assim a motivacao pela busca do conhecimento, atraves de uma proposta nao tradicional de ensino. DESCRICAO DA EXPERIENCIA: Descricao de Experiencia: Ao final da aula expositiva dialogada sobre biomecânica da coluna vertebral e do cingulo do membro superior, foi sugerida uma atividade que tivesse como objetivo o resgate desses conteudos. Os discentes formaram duplas, de maneira voluntaria e foi explicado que a atividade seria a composicao de narrativas, de no minimo, quatro estrofes de versos, poesias, contos ou parodias que remetessem as tematicas. O unipe virtual foi utilizado como ferramenta para envio da parte escrita e para garantir o tempo de execucao da atividade. Para o envio e socializacao das parodias (audios) foi utilizado o whatsApp. Na aula seguinte ao prazo dado para a execucao da atividade, a mesma foi apresentada para todos, e nesse mesmo momento, foram realizadas as consideracoes pelo professor. IMPACTOS: A experiencia trouxe um novo significado para a compreensao de conteudos vistos como de dificil aprendizagem, atraves da reflexao sobre os conceitos, pois permitiu ao discente que, durante sua producao, tivesse a necessidade de relembrar/retomar conceitos previos; estimulou a criatividade e o lado artistico, aprendendo de forma descontraida; aproximou a vivencia com a cultura literaria e musical; permitiu o desenvolvimento de habilidades cognitivas e socioemocionais; trouxe a inclusao do smarthphone no processo de construcao do saber e por fim, a producao de material significativo. CONSIDERACOES FINAIS: As producoes permitiram uma vivencia diferenciada de ensino aprendizagem, permeada por criatividade, trabalho em grupo, iniciativa e resgate do conhecimento, com o entendimento de que o saber tambem se constroi atraves da liberdade de expressao. Por tratar de tematicas complexas, que envolvem mecanismos de forca atrelados ao movimento humano, a cinesiologia e a biomecânica, dentro desse contexto, se tornou de mais facil compreensao.

Referência(s)