
Contextualizando a escola rural: Rio Grande do Sul final do século XIX e início do XX
2013; UNIVERSIDADE CATÓLICA DOM BOSCO; Issue: 20 Linguagem: Português
10.20435/serie-estudos.v0i20.426
ISSN2318-1982
Autores Tópico(s)Rural Development and Agriculture
ResumoEste texto objetiva explicitar como a realidade educacional rural era concebida no Rio Grande do Sul (GRS), anteriormente a constituicao da Escola Normal Rural, a partir da analise da legislacao, mensagens de Presidente da Provincia e relatorios de Inspetores de Ensino. Procura identificar como a ideia de instrucao para a zona rural foi se constituindo ate ser materializada e operacionalizada sob a forma de um tipo especifico de Escola Normal, a Escola Normal Rural. As condicoes referentes ao ensino em distritos rurais foram, tardiamente sistematizados e conceituados, ao ponto de, apenas nos anos 40 do seculo XX, configurarem acoes especializadas de formacao de professores no âmbito do sistema educativo – em 1943 o RGS contava com tres Escolas Normais Rurais (Arquidiocese, em Porto Alegre, Cerro Azul em Sao Luis Gonzaga e Escola Sao Jose do Murialdo em Caxias). Havia uma indiferenciacao nas praticas de instrucao publica seja em decorrencia da restrita sistematizacao e ambiguidade que o conhecimento pedagogico e referente a administracao da educacao apresentava, seja pela pouca importância dada ao setor rural visto como composto por populacoes pobres as quais qualquer minimo de instrucao bastava, seja pela ausencia de acumulacao suficiente que possibilitasse ao estado arcar com a disseminacao da instrucao e ampliar seu aparato de controle por todo o seu territorio, do que resultava a invisibilidade de necessidades, caracteristicas, requisitos e normas especificas para a instrucao em distritos rurais. Pode-se afirmar que no final do seculo XIX a instrucao publica no Rio Grande do Sul nao havia ainda identificado e diferenciado, com clareza, a escola rural. As formas com que era referida – educador das colonias, professorado da campanha, ensino popular, distritos de fora, meninos pobres da campanha, distritos rurais, escolas da campanha, escola rural, zona colonial, meio rural – acenavam para ambiguidade, desprestigio e desconsideracao de suas caracteristicas nos regulamentos para a instrucao publica no estado. No inicio do seculo XX, instaura-se, ainda que inicialmente, um momento de visibilidade da escola rural e um movimento de inclusao na legislacao de elementos que demonstrassem sua consideracao.
Referência(s)