
Planejamento da logística de suprimento de plataformas Offshore por meio de um modelo matemático 2L-CVRP com frota heterogênea e equilíbrio náutico
2015; Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes; Volume: 23; Issue: 4 Linguagem: Português
10.14295/transportes.v23i4.920
ISSN2237-1346
AutoresBianca Passos Arpini, Rodrigo de Alvarenga Rosa,
Tópico(s)Optimization and Packing Problems
Resumo<p>No Brasil a exploração de petróleo ocorre, sobretudo, no mar onde são implantadas plataformas <em>offshore</em> que estão distantes da costa. Logo, é fundamental planejar a logística de suprimento por meio de navios. Este artigo propõe um modelo matemático de Programação Linear Inteira Mista denominado <em>Weight Balance Two-Dimensional Loading Heterogeneous Fleet Vehicle Routing Problem</em> (WB2L-HFVRP) aplicado ao planejamento da logística de suprimento de plataformas <em>offshore</em> visando a criação de rotas que considerem o equilíbrio náutico e a melhor arrumação das cargas no convés. Este modelo se diferencia por considerar frota heterogênea e utilizar uma função objetivo que visa minimizar o número de navios, a distância navegada e a diferença entre os pesos distribuídos entre os bordos do navio para manter o equilíbrio náutico. Testou-se o modelo em instâncias baseadas em dados reais da Petrobras no CPLEX 12.6 e alcançou-se uma redução de até 25% em relação à distância real navegada.</p>
Referência(s)