Artigo Produção Nacional

ESTRATÉGIAS DE AVALIAÇÃO DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM APLICADAS AO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM FISIOTERAPIA EM TERAPIA INTENSIVA

2015; Editora Rede UNIDA; Volume: 2; Issue: 3 Linguagem: Português

ISSN

2358-8306

Autores

Paula Lacerda Leite, Leila Graziele Dias de Almeida, Rodrigo Santos de Queiroz, Luciano Magno de Almeida Faria, Jocinei Ferreira Constâncio, Alinne Alves Oliveira, Valéria Argôlo Rosa de Queiroz,

Tópico(s)

Health, Nursing, Elderly Care

Resumo

INTRODUCAO: A atividade de estagio consiste num ato educativo que visa a aprendizagem de competencias proprias da atividade profissional e o desenvolvimento do educando para a vida cidada. Visando ampliar o debate sobre o desenvolvimento de propostas de avaliacao do estagio curricular em Fisioterapia, sistematizadas e condizentes com a realidade atual, o presente estudo tem como objetivo relatar as estrategias de avaliacao do processo ensino-aprendizagem utilizadas no Estagio Supervisionado em Fisioterapia em Terapia Intensiva, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). DESCRICAO DA EXPERIENCIA: Este modelo de avaliacao vem sendo utilizado desde o periodo letivo 2010.1, aplicado ao estagio supervisionado de UTI, que ocorre na UTI adulto do Hospital Geral Prado Valadares (HGPV). O modelo proposto obedece as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) do Curso de Graduacao em Fisioterapia e envolve sete instrumentos de avaliacao. 1. Estatistica descritiva dos atendimentos: diz respeito ao registro dos atendimentos e caracterizacao epidemiologica. 2. Manual Tecnico on line: vem sendo construido pelos docentes e discentes envolvidos, de acordo com as demandas apresentadas na unidade. 3. Video-aulas: elaboradas pelos discentes e postadas no canal do estagio de Fisioterapia em Terapia Intensiva da UESB (http://www.youtube.com/user/EstagioFisioUESB). 4. Sessao Tutorial: realizada no final de cada turno de estagio, envolvendo temas especificos da area de Fisioterapia em Terapia Intensiva e correlacionados aos casos clinicos acompanhados. 5. Apresentacao e publicacao de casos clinicos: mediante a autorizacao dos acompanhantes dos pacientes, as informacoes dos mesmos sao organizadas em formato de artigo cientifico, sendo apresentados para os profissionais do hospital, demais professores e alunos do curso, que sao previamente convidados para as sessoes clinicas. 6. Instituicao de Protocolos: sao produzidos a partir das necessidades da area de fisioterapia do setor de UTI do hospital. Os trabalhos de maiores niveis de evidencias cientificas sao consultados para embasar as discussoes teoricas e confeccao dos protocolos, que sao apresentados aos profissionais do servico e quando aprovados, sao incorporados a rotina. 7: Barema de Avaliacao Diaria: envolve os dominios relacionados a avaliacao e o estabelecimento do diagnostico funcional, plano terapeutico, execucao tecnica e postura profissional, alem da correlacao teorica. IMPACTOS: A estrategia utilizada tem proporcionado o desenvolvimento do pensamento critico no discente, promovido a expressao e a comunicacao do mesmo, tem favorecido uma visao interdisciplinar, alem da integracao de diferentes capacidades e inteligencias. Em adicao, essa metodologia tem valorizado o trabalho em grupo e a sistematizacao de um feedback diario supervisor-aluno, tem tambem incentivado a capacidade de gestao e pesquisa, a integracao ensino-servico e a educacao continuada. CONSIDERACOES FINAIS: O modelo de avaliacao do estagio apresentado vem se mostrando objetivo, capaz de motivar aos alunos e pode contribuir para outras areas e/ou instituicoes.

Referência(s)