Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

APRENDENDO XADREZ: A SATISFAÇÃO DOS ALUNOS EM JOGAR TECNOLOGICAMENTE OU TRADICIONALMENTE

2015; UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA; Volume: 24; Issue: 44 Linguagem: Português

10.21879/faeeba2358-0194.v24.n44.1815

ISSN

2358-0194

Autores

Jorge Henrique Magalhães Sasso Sciascio, Sara Quenzer Matthiesen,

Tópico(s)

Science and Education Research

Resumo

Apesar de sua origem remota, as formas de ensinar e de jogar xadrez evoluírampouco nos últimos séculos. Entretanto, com o advento das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação, principalmente do computador pessoal e da internet, o xadrez experimentou novas formas de ser jogado e estudado. Baseado nestes dados,realizou-se esta pesquisa com o objetivo de avaliar a satisfação dos alunos em jogar pelas formas tradicional e tecnológica, bem como determinar a preferência entre as diferentes formas de jogá-lo. Para tanto, duas classes do 4º ano do Ensino Fundamental I receberam 20 aulas de xadrez pelas abordagens metodológicas: presencial etecnológica. A metodologia utilizada foi a qualitativa, do tipo “Não Probabilística” e por “Tipicidade”, utilizando-se a escala do tipo “Likert’ e o aplicativo de acesso remoto do tipo “SaaS”, o “Google docs”. Os resultados revelaram que as crianças apresentaram um nível de satisfação significativamente maior em jogar pela forma tradicional, preferindo-a em detrimento da tecnológica, demonstrando um alto nível de satisfação com a inserção deste conteúdo no cotidiano escolar.

Referência(s)