Aspectos psicopedagógicos da competição esportiva escolar
2015; Linguagem: Português
ISSN
2639-6459
AutoresLuís Henrique Silva Martins Mendes,
Tópico(s)Physical Education and Pedagogy
ResumoA escola e uma instituicao qual a competicao esta instalada intrinsecamente, e esta pedagogia se tornou atualmente muito controversa, pois esta gera diversas duvidas para sua pratica bem aplicada, e acaba, portanto, sendo simplesmente negada por diversos educadores. O fato e que a competicao, como elemento fundamental do esporte, e, por sua vez, caracterizado dentro da cultura corporal, a faz elemento fundamental a ser executado dentro das aulas de Educacao Fisica. O que acontece atualmente, seja por falta de preparo do professor, estudos sobre o assunto ou mesmo sobre essa constante negatoria competitiva, faz com que ela seja erroneamente utilizada dentro das aulas de Educacao Fisica e, uma ferramenta como esta, mal utilizada, acaba meramente espelhando os desportos perfomances de alto nivel, onde se tem a vitoria como principal foco ativo, o que acaba levando a exclusao de certos alunos menos habilidosos. Temos entao de aceitar essa competicao como um desafio, onde se estudam formas para recria-la da melhor maneira pedagogica possivel, se maximizando os efeitos beneficos da competicao dentro da realidade escolar.
Referência(s)