
Estratégias de suporte organizacional para processos de aprendizagem no contexto do futebol
2010; UNIV. REGIONAL INTEGRADA DO ALTO URUGUAI E DAS MISSÕES; Linguagem: Português
10.5007/2178-4582.2010v44n1p151
ISSN2178-4582
AutoresRamiro Zinder da Silva, Narbal Silva,
Tópico(s)Science and Science Education
ResumoO compartilhamento das aprendizagens individuais é um fenômeno que pode ser facilitado quando existe, na estrutura da organização, estratégias de suporte para esses processos. A mesma realidade é presente no clubes de futebol que deixaram de ser apenas locais recreativos para se tornarem empresas. Sendo assim, o objetivo desta análise teórica é caracterizar as estratégias de suporte organizacional para processos de aprendizagem no contexto do futebol. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica no qual são revisados conceitos sobre as organizações de aprendizagem e a aprendizagem organizacional para relacionar estes conceitos com as práticas de suporte organizacional oferecidas pelos clubes de futebol. Embora existam poucos estudos cujo objeto de estudo é o fenômeno da aprendizagem no contexto futebolístico, é possível concluir que os clubes possuem estratégias específicas para facilitar a aprendizagem, entretanto, este não é o único fator que contribui para alavancar tal fenômeno.
Referência(s)