Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Cultura performativa e pesquisa em educação: desafios para a ação política

2015; Fundação Carlos Chagas; Volume: 45; Issue: 158 Linguagem: Português

10.1590/198053143285

ISSN

1980-5314

Autores

Elizabeth Macedo,

Tópico(s)

Gender, Sexuality, and Education

Resumo

Este texto é uma reflexão sobre a cultura da performatividade na área de educação no Brasil, motivada pelo artigo de Kuhlmann Jr. (2014), em que o autor elenca argumentos contra a pressão por publicação que têm circulado na academia. Ele é produzido a partir da experiência da autora em comissões de avaliação, nomeadamente a de programas de pós-graduação no âmbito da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes. Argumenta que a performatividade tem modificado a cultura de pesquisa e pós-graduação no país, mas discorda de que haja uma corrida produtivista na área de educação. Em diálogo com teóricos que, segundo Butler (2000), apostam na irrealizabilidade, a autora defende uma ação política agonística no sentido de operar nas fraturas da lógica performativa, opondo-se a uma ética humanista que assume como liberal.

Referência(s)