
Rádio social: novos intermediários da indústria da música
2015; Departamento de Cinema, Rádio e Televisão da Universidade de São Paulo; Volume: 4; Issue: 1 Linguagem: Português
10.11606/issn.2238-7714.no.2015.86410
ISSN2238-7714
AutoresMarcelo Kischinhevsky, Luiza Borges Campos,
Tópico(s)Media and Digital Communication
ResumoO presente artigo sistematiza reflexões decorrentes de pesquisa exploratória sobre a reconfiguração das indústrias da radiodifusão sonora e fonográfica num cenário de convergência midiática e de expansão de grandes plataformas digitais de produção, distribuição e circulação de áudio. O foco recai sobre os seis principais serviços internacionais de rádio social com presença no Brasil – Deezer, Grooveshark, Last.fm, Rdio, SoundCloud e Spotify –, que se apresentam como novos intermediários dos negócios da música, articulando web rádios, podcasts e sofisticados sistemas de streaming. Interessa-nos particularmente a arquitetura de interação destes portais, entendidos como atores centrais de um rádio expandido, meio híbrido que, progressivamente, vem se amalgamando a outros segmentos das indústrias culturais, como as mídias sociais.
Referência(s)