Análise comparada dos modelos de microestrutura de três dicionários escolares
2014; Liceu Literário Português; Volume: 1; Issue: 46 Linguagem: Português
10.18364/rc.v1i46.21
ISSN2317-4153
AutoresSheila de Carvalho Pereira Gonçalves,
Tópico(s)Linguistics and Education Research
ResumoRESUMO: Microestrutura e aqui concebida como o modo de organizacao dos dados presentes no verbete. O estudo tem como objetivo comparar e analisar a microestrutura de tres dicionarios escolares monolingues de Lingua Portuguesa. Para empreender a analise, tomo por base o estudo de Haensch (1982), Medina Guerra (2003), Welker (2004), entre outros. O material de analise e formado pelos seguintes dicionarios: Dicionario Escolar da Lingua Portuguesa Ilustrado com a turma do Sitio do pica-pau amarelo, Caldas Aulete, editora Nova Fronteira, 2011, Dicionario Ilustrado de Portugues de Maria Tereza Camargo Biderman, editora Atica, 2012, Dicionario da Lingua Portuguesa Ilustrado, editora Saraiva Junior, 2009. PALAVRAS-CHAVE: Microestrutura; metalexicografia escolar; dicionarios escolares.
Referência(s)