
Controle de qualidade nos serviços públicos: a experiência dos programas de saúde animal
2002; Volume: 5; Issue: 3 Linguagem: Português
10.36440/recmvz.v5i3.3299
ISSN2596-1306
AutoresTânia Maria de Paula Lyra, José de Angelis Côrtes,
Tópico(s)Business and Management Studies
ResumoSendo os indicadores de qualidade importantes ferramentas de avaliação, devem ser, permanentemente, aperfeiçoados para que sua utilização permita a avaliação contínua das atividades desenvolvidas. No presente relato procuramos analisar estes indicadores de uma maneira simplista, objetivando alertar as autoridades para a necessidade de sua utilização e importância da correspondente implantação nos Programas de Qualidade Total nos serviços públicos, visando sua consequente assimilação e incorporação como ferramenta de trabalho. Para tanto, faz-se necessário não apenas a redefinição do papel do Estado, mas também a conscientização de que as instituições públicas representam para a sociedade o Governo e que é pela qualidade de seus serviços que os governos são avaliados. Para que a sociedade possa alcançar padrões adequados de qualidade devida, o setor público precisa funcionar de maneira eficiente, sendo o maestro da orquestra. No Brasil, muitos programas de Combate às Doenças Animais têm sido implementados, porém o frágil desempenho ou a lentidão do seu encaminhamento tem decorrido da falta de valorização das pessoas que compõem os quadros funcionais e da falta de comprometimento das autoridades governamentais superiores. Nesse sentido, o filósofo Bertrand Russel ponderou, em 1918, que: "quando as necessidades elementares estiverem satisfeitas, a verdadeira felicidade da maioria dos homens dependerá de duas coisas: seu trabalho e suas relações humanas" (RUSSEL, 1977). O sistema governamental, até agora vigente, tem penalizado a competitividade das instituições, sendo seu pior atributo o interesse de novas administrações em destruir ou modificar as programações de seus antecessores, quando seria mais proveitoso utilizar as experiências adquiridas pelas equipes e dirigentes substituídos. Na realidade, perde-se mais tempo reestruturando ou revogando diretrizes dos antecessores do que as colocando em prática. A implantação da Qualidade Total, com adoção de indicadores de qualidade, passa pela mudança de paradigmas, em especial, pessoas, recursos mais importantes de uma organização. Sugerimos o respeito e a valorização do profissional e a elaboração dos planos e metas de atuação, com indicadores de qualidade em todos os programas desenvolvidos, utilizando como exemplo a transformação do programa de controle de febre aftosa em programa de erradicação.
Referência(s)