
A teoria da relatividade restrita e os livros didáticos do Ensino Médio: Discordâncas sobre o conceito de massa
2015; SOCIEDADE BRASILEIRA DE FÍSICA; Volume: 37; Issue: 2 Linguagem: Português
10.1590/s1806-11173721768
ISSN1806-9126
AutoresWagner Tadeu Jardim, V. J. Vasquez Otoya, Cristiane Garcia S. Oliveira,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
Resumo<p>Os conceitos de massa relativística e de massa de repouso no contexto da teoria da relatividade restrita (TRR) são temas de grande discussão e já motivaram publicações de diversos trabalhos científicos que indicam a necessidade de excluir a diferenciação entre tais termos. Apesar de algumas representações acerca da relação massa-energia serem classificadas como inadequadas, são as mais recorrentes em livros didáticos destinados ao Ensino Médio, o que entra em desacordo com a tendências das publicações de livros-texto voltados ao ensino superior. Buscamos, na bibliografia, argumentos que reforcem a discussão em torno dessas representações e analisamos como os 14 livros didáticos aprovados pelo PNLD física 2015 apresentam a TRR e o conceito de massa neste contexto.</p>
Referência(s)