
O PENSAMENTO CURRICULAR E OS MOVIMENTOS SOCIAIS
2015; UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO; Volume: 16; Issue: 43 Linguagem: Português
ISSN
1982-0305
AutoresNilda Alves, Nilton Alves de Almeida,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoO grupo de pesquisa no qual desenvolvemos nosso trabalhose filia a corrente de pesquisa chamada de “pesquisas nos/dos/com os cotidianos”. Ha algum tempo, estamos pesquisando os cotidianos com imagens, sons e narrativas considerando-os como ‘personagens conceituais’ tais como a esses Deleuze e Guattari (1992) os explicitaram e sobre os quaisAlves (2012) ja escreveu que sao: aqueles que ‘fazemos falar e perguntar por nos’, como Deleuze indica que o personagem “o Idiota” faz para Descartes, ou melhor, como Descartes faz com seu personagem “o Idiota”. Ou seja, como o ‘outro’ com que ‘conversamos’ permanentemente, que nos vai colocando perguntas, que nos obriga a pensar para fazer ‘caminhar’ o pensamento e com o qual criamos conhecimentossignificacoes com tudo o que vamos acumulando, organizando e articulando ao desenvolver as pesquisas(p.226)
Referência(s)