Artigo Produção Nacional Revisado por pares

Francisco de Holanda e a imitação da antiguidade

2015; UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ; Issue: 8 Linguagem: Italiano

10.24858/155

ISSN

2237-6585

Autores

Cristiane Maria Rebello Nascimento,

Tópico(s)

Libraries, Manuscripts, and Books

Resumo

ResumoO tratado Da Pintura Antiga, de Francisco de Holanda, partilha com os escritos humanistas do seculo XV uma relacao encomiastica e prescritiva com antiguidade, considerada tanto exemplo das excelencias do passado, quanto reliquias antigas a serem imitada pelos modernos. Assim, Holanda recomenda ao pintor que se exercite na imitacao dessas reliquias e aprenda com elas os preceitos da pintura antiga a fim de tornar-se ele proprio um novo exemplo a ser imitado. Os preceitos que Holanda destaca nestas reliquias, contudo, foram recolhidos por ele da erudicao literaria humanista a proposito da arte antiga e nao diretamente da imitacao delas. Portanto, a imitacao da antiguidade, tal como a prescreve Holanda, longe de limitar o pintor a reproduzir pedestremente as obras antigas, incita-o a emular os antigos seja na excelencia da arte, seja na gloria e fama alcancada pelos artistas. Sintesi Il Da Pintura Antiga, del pittore portoguese Francisco de Holanda, condivide con gli scritti umanistici del XV secolo un rapporto encomiastico e prescritivo con l’antichita, considerata esempio di eccellenza del passato e reliquia antica ad essere imitata dal moderni. Cosi Holanda consiglia al pittore di esercitarsi nell’imitazione di queste reliquie antiche e di imparare con loro i precetti della pittura antica di modo a diventare lui stesso un nuovo esempio ad essere imitato. Tuttavia, i precetti che Holanda mette in evidenza nelle reliquie sono stati raccolti da lui dell’erudizione litteraria umanistica a proposito dell’arte antica e non diretamente dalla loro imitazione. Quindi l’imitazione dell’antichita come la consiglia Holanda non limita il pittore a riprodurre predestremente le opere antiche, ma lo spinge ad emulare gli antichi sia nell’eccelenza dell’arte, sia nella gloria e fama raggiunta dagli artisti.

Referência(s)