O RACIONALISMO DE DESCARTES: ÀS EVIDÊNCIAS DA VERDADE

2013; Servicios Academicos Intercontinentales; Linguagem: Português

ISSN

1988-7833

Autores

Roberto Carlos Amanajás Pena, Maria do L. Amanajas Pena,

Tópico(s)

Philosophical Thought and Analysis

Resumo

Em linhas gerais, o artigo congrega o pensamento de Descartes frente a uma perspectiva racional de mundo, na medida em que o homem deixa o velho pensamento encarcerado pela idade medieval e passa a construir um novo modelo de mundo moderno, impulsionado pelos oficios em edificar seu valor condicionado por meio da razao, a tese de Descartes e estimulada pelo criterio adotado na idade antiga, desde o surgimento da filosofia racional de Socrates, Platao ate Kant, os racionalistas condizem que a consciencia e anterior a materia, com base nestas iniciais segue o modelo a priori de conhecimento, atribuindo a teoria da ideias inatas e o dualismo entre as questoes de metafisica e distincao de conhecimento a priori e a posteriori. A partir da construcao feita com o metodo cartesiano Descarte julga com criterio positivista os enlaces da sociedade, nao so de maneira a proporcionar uma fuga do labirinto doloso do caos, mas de prover uma situacao real para abrolhar em despertar para sua existencia. E notorio pensar que a razao e a evidencia das coisas, os fatos concretos perante uma sapiencia de entendimento, porem, os criterios que levam a racionalidade passa por processos exaustivos para concretizar os lacos racionais em questao. Entraremos com criterio de juizo racional evidenciado como o pensamento abstrato concedendo a unica forma do conhecimento chega a verdade plena. Segundo o racionalismo a duvida e extraida como modelo das raizes de ordenamento de nossa mente, portanto, parte de uma regencia logica para alcancar resposta obvia, esta e a funcao da razao humana inferir na medida por excelencia por meio do entendimento humano. Frisa-se com isso, um desenho da passagem contida no Discurso do Metodo “Apos dedicar-me, porem, por alguns anos, a estudar assim no livro do mundo e a procurar adquirir alguma experiencia, um dia tomei a decisao de estudar tambem a mim mesmo e de empregar todas as forcas de meu espirito na escolha dos caminhos que haveria de seguir” Descartes. Contudo, esclarecer essa postagem idearia condiz com a verdade que esta se multiplicando pelo tempo, e claro que as verdades tendem a proporcionar diversos elementos para fragmentar seu composto original. E o metodo absoluto instituido pela razao e rever que esta vertente anda em dialogo com as verdades primeiras, ou seja, para provar que uma situacao e inerente a ela mesma descartarem-se todos os equivocos em relacao ao seu juizo, como criterio para chegar a um entendimento logico e racional. Como comenta o proprio Descartes em Regras para Direcao do Espirito “Uma vez que a utilidade deste metodo e tao grande que o cultivo das letras parece, sem ele, destinado a ser mais prejudicial do que util, facilmente me convenco de que os espiritos superiores, mesmo so sob a conduta da natureza, ja antes o divisaram de alguma maneira. Com efeito, a mente humana tem nao sei o que de divino, em que as primeiras sementes dos pensamentos uteis foram lancadas de tal modo que, muitas vezes, ainda que descuradas e abafadas por estudo feitos indiretamente, produzem um fruto espontâneo”. O problema levantado pelo racionalista e de maneira a esclarecer que a verdade e proveniente unicamente do lado subjetivo do homem, e nao esta ligado a nenhuma outra condicao de realidade objetiva. Como afirma Descartes “nunca devemos nos deixar persuadir senao pela evidencia de nossa propria razao”.

Referência(s)