Artigo Produção Nacional Revisado por pares

Contribuições ao ensino do método hipotético-dedutivo a estudantes de Geografia

2015; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA; Volume: 19; Issue: 2 Linguagem: Português

10.5902/2236499412995

ISSN

2236-4994

Autores

Marco Túlio Mendonça Diniz,

Tópico(s)

Environmental Sustainability and Education

Resumo

Ao contrario do que ocorre com os metodos dialetico e fenomenologico, o metodo hipotetico-dedutivo tem sido pouco debatido em meio aos profissionais e estudantes de Geografia. Por tal motivo existe restrito material que pode ser utilizado para fins de ensino do metodo hipotetico-dedutivo entre estudantes de Geografia. Apos uma breve apresentacao do metodo o texto discorre, com fins didaticos, um exemplo de aplicacao do metodo hipotetico-dedutivo em uma tese de doutorado em Geografia. Ao final do texto afirma-se que, apesar de pouco debatido, o metodo hipotetico-dedutivo e muito util as pesquisas geograficas, e que se faz necessario levantar entre os profissionais e estudantes de Geografia um maior debate acerca do dominio e das possibilidades de uso deste metodo. Palavras-chave: Metodo hipotetico-dedutivo, ensino de metodo, metodologia da Geografia. DOI: 10.5902/2236499412995

Referência(s)
Altmetric
PlumX