Artigo Acesso aberto Revisado por pares

Características Determinantes das Companhias do Novo Mercado que Adotam o Hedge Accounting

2015; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO; Volume: 10; Issue: 2 Linguagem: Português

10.21446/scg_ufrj.v10i2.13347

ISSN

1982-7342

Autores

Leandro Augusto Toigo, Maria Margarete Baccin Brizolla, Francisco Carlos Fernandes,

Tópico(s)

Risk Management in Financial Firms

Resumo

Esta pesquisa teve por objetivo principal analisar as características de governança corporativa e financeiras que discriminam grupos de empresas que adotam hedge accounting no novo mercado para gestão de risco. Nesse sentido, realizou-se pesquisa descritiva junto ao sítio da BM&FBOVESPA, conduzida por meio de análise documental dos demonstrativos financeiros de 31/12/2012, tais como as notas explicativas e relatórios da administração, também houve a coleta de dados no formulário de referência e na Economatica. A população corresponde as 128 companhias do nível de governança - novo mercado, sendo que a amostra constituída foi aleatória e probabilística, compreendendo 88 entidades. Utilizou-se um constructo sobre o CPC 40 que trata do hedge accounting, visando segmentar a amostra em empresas optantes ou não da contabilidade de hedge. Os resultados encontrados com a aplicação da correlação de Pearson e da regressão logística com os testes de Hosmer e Lemoshow (HLT) e do Teste Omnibus do Coeficiente do Modelo (OTMC), demonstraram que as empresas que apresentam concentração acionária, investidores estrangeiros e maior tamanho de ativos são as que adotam de forma mais significativa o CPC 40. Conclui-se, que as companhias brasileiras pertencentes ao novo mercado que adotam a prática de evidenciação contábil para demonstrar aprimoramento na gestão de risco dos investimentos dos acionistas, são empresas de grande porte com a estrutura de capital composta por investidor estrangeiro e representativa concentração acionária.

Referência(s)