Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Avaliação visual da aprendizagem: uma alternativa para alunos surdos

2015; Fundação Carlos Chagas; Volume: 26; Issue: 63 Linguagem: Português

10.18222/eae.v0ix.3111

ISSN

1984-932X

Autores

Elifas Levi Silva, Elayne Kanashiro,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

<p style="margin: 0cm 0cm 0pt; text-align: justify; line-height: 150%; -ms-text-justify: inter-ideograph;"><span style="line-height: 150%; font-family: 'Times New Roman','serif'; font-size: 12pt;">Este artigo apresenta a avaliação visual, uma proposta bilíngue a alunos surdos do ensino médio que vai ao encontro da política linguística e educacional inclusiva. Essa avaliação utiliza, além do texto verbal, o não verbal, incluindo elementos visuais, como imagens referentes aos conteúdos abordados, e proporciona isso ao aluno surdo em sua própria língua natural, a Língua Brasileira de Sinais. Foram observados e considerados aspectos relacionados a alunos surdos de grau profundo e filhos de pais ouvintes. O registro das observações foi feito por meio de entrevistas gravadas em vídeo-Libras e a análise dos dados se constituiu como uma investigação através da observação inicial da intérprete de Libras e depois do professor. Constatou-se que essa avaliação reduz os sentimentos negativos reforçados pela avaliação escrita, favorece a autonomia, a percepção de competência e de pertencimento, auxiliando na motivação do processo de ensino e aprendizagem.</span></p>

Referência(s)