Artigo Acesso aberto

A "maravilha" na poesia de Manuel Botelho de Oliveira

2011; Escola de Música da UFMG; Issue: 24 Linguagem: Português

10.1590/s1517-75992011000200005

ISSN

2317-6377

Autores

Adma Muhana,

Tópico(s)

Food, Nutrition, and Cultural Practices

Resumo

Trata-se de mostrar como a poesia de Manuel Botelho de Oliveira (Bahia, 1636-1711) visa construir a maravilha principalmente por meio das consonâncias que surpreendem, numa poesia assentada em analogias com a "música", o "canto", o "verso", a "lírica", o "ritmo", a "doçura" - conceitos presentes em tratados retóricos, poéticos e filosóficos antigos, e que, aqui, se alçam a centro desta poética, distanciada da aristotélica. Evidencia-se como, diferentemente do conceito engenhoso, causa eficiente das agudezas poéticas, o poeta êmulo de Marino privilegia em sua Lira sacra e na Música do Parnaso a sonoridade que faz admirabile o dizer do poema, tangendo finezas ou as maneiras cantáveis do "plectro doce e fino".

Referência(s)