
Uma democratização relativa? Um estudo sobre o caso da expansão da Unifesp
2015; Centro de Estudos Educação e Sociedade; Volume: 36; Issue: 130 Linguagem: Português
10.1590/es0101-73302015140518
ISSN1678-4626
AutoresGraziela Serroni Perosa, Taline de Lima e Costa,
Tópico(s)Evasion and Academic Success Factors
ResumoEste artigo apresenta os resultados parciais de uma pesquisa sobre as características sociais dos estudantes da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), instituição de ensino que apresentou expressivo crescimento da matrícula nos últimos dez anos. Os procedimentos incluíram uma análise de dados estatísticos sobre os ingressantes do ano de 2011 e a realização de entrevistas com estudantes. O objetivo principal do estudo foi interrogar como antigos padrões de ingresso no ensino superior brasileiro teriam sido preservados ou modificados após a expansão. Os resultados permitem identificar uma "democratização quantitativa" do acesso, mas também os significados do ingresso em uma universidade pública na percepção de estudantes que se beneficiaram dessa recente expansão.
Referência(s)