
Velocidade de leitura e desempenho escolar na última série do ensino fundamental
2015; PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS; Volume: 32; Issue: 3 Linguagem: Português
10.1590/0103-166x2015000300009
ISSN1982-0275
AutoresEliana Matiko KOMENO, Clara Regina Brandão de Ávila, Isa de Pádua Cintra, Teresa Helena Schöen,
Tópico(s)Children's Physical and Motor Development
ResumoA velocidade de leitura, calculada pelo número de palavras lidas por minuto, é um dos aspectos observados na fluência dessa habilidade. Esta pesquisa caracterizou a velocidade de leitura no último ano do ensino fundamental, segundo o texto e o desempenho acadêmico, investigando possíveis correlações entre essas variáveis. Trinta e dois estudantes do 9° ano, agrupados pela média escolar, leram dois textos diferentes, oral e silenciosamente. A velocidade calculada variou de 96,05 palavras por minuto, na leitura oral inédita, a 219,41 palavras por minuto, na segunda leitura oral. O texto influenciou a velocidade da leitura oral, provavelmente pela frequência ou número de caracteres das palavras. A velocidade da leitura silenciosa mostrou-se mais alta que a observada na leitura oral. Houve correlação entre velocidade de leitura e desempenho acadêmico. São necessários parâmetros brasileiros para avaliar a velocidade de leitura conforme as diferentes idades e ao níveis de escolaridade.
Referência(s)