Bilhões de anos em uma tela de computador
2007; Volume: 2; Linguagem: Português
ISSN
1980-4407
Autores Tópico(s)Geography and Environmental Studies
ResumoBilhoes de anos em uma semana . A instigante frase foi cunhada por alunos de geologia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro para despertar atencao das pessoas em geral sobre um ciclo de palestras, em janeiro de 2007. A abordagem situa precisamente funcao do geocientista e das geociencias nas sociedades modernas: estudar, entender e explicar, em palavras simples, origem e padroes de evolucao do planeta onde vivemos. A mesma imagem, bilhoes de anos em uma tela de computador , pode ilustrar o papel de uma revista eletronica como Terrae Didatica , que busca difundir conhecimentos geocientificos sobre o planeta. Para acompanhar o noticiario contemporâneo, um cidadao precisa ter conhecimentos sobre Ciencias da Terra e relacoes entre Terra e as sociedades humanas, temas cada vez mais complexos – que justificam criacao do Ano Internacional do Planeta Terra (2007-2009) – ja que podem afetar ate mesmo sobrevivencia da especie no planeta. Como exemplo do conflito sociedade X natureza, basta lembrar o triste episodio ocorrido em tunel de metro em Sao Paulo. Ainda sao mal conhecidas as proporcoes do acidente, mas foi alto o custo oriundo da ma avaliacao e gerenciamento de riscos. Experiente geologo de empresa publica contratante das escavacoes destacou [documento do geologo Kenzo Hori sobre acidente da Linha 4] que: a natureza nao tem culpa dos erros do homem; este, geralmente, e quem provoca o desequilibrio. Nao basta conhecer pormenorizadamente caracteristicas do subsolo, dinâmica e as causas de fenomenos naturais, e preciso atualizar continuamente os dados obtidos em frentes de obras e, segundo ele, investir na formacao dos jovens geologos e engenheiros sobre dificil arte de construir tuneis. Reaparece pois, nesse contexto tragico, questao educacional. Lancada ao final de 2005 pelo Instituto de Geociencias da Unicamp, Terrae Didatica foi bem recebida pelos leitores. E provavel que principal explicacao desse sucesso seja o interesse despertado pelo ensino-aprendizagem das Ciencias da Terra. A revista objetiva atender as comunidades de Geologia, Geografia e Educacao, do Brasil e outros paises, em particular ibero-latino-americana. Este numero O presente numero de Terrae Didatica da continuidade ao esforco de divulgar acoes educacionais, fomentar novas experiencias pedagogicas, estimular intercâmbio de metodologias de ensino e praticas educativas inovadoras, alem de interligar o ambiente academico com divulgacao das Ciencias da Terra. Alargou-se o espectro de autores, em relacao ao primeiro numero, mediante participacao de docentes e pesquisadores de varias universidades brasileiras que aceitaram chamada de trabalhos e ajudaram consolida-la como periodico aberto. A primeira comunicacao resulta de palestra proferida pelo prof. F.F.M. de Almeida por ocasiao de homenagens recebidas em diferentes cidades brasileiras durante 2004, atendendo sucessivos lancamentos de livro publicado em sua homenagem. O segundo trabalho sobre Geoestatistica e o terceiro , sobre estruturas atectonicas , sintetizam conceitos especializados, ainda que introdutorios, de seus respectivos campos de conhecimento. O artigo das estruturas dobradas registra fotos e esquemas da notavel descoberta de feicoes dessa natureza na area urbana de Campinas, SP. As comunicacoes seguintes abordam conceitos especializados de Paleontologia e do ensino de Mineralogia por meio de recursos de Informatica e da abordagem de minerais raros . Finalmente, as paginas eletronicas de Terrae Didatica abrigam relatos de reunioes 1 e 2 e 2004 e 2005 do Forum Nacional de Cursos de Geologia . Com mais esta etapa, damos continuidade ao registro de uma serie de reunioes importantes para aprimorar o ensino de Geologia no pais. Fazemos votos de que as comunicacoes aqui contidas sejam uteis e reiteramos o convite comunidade produzir materiais didaticos originais e utilizar sua criatividade para estender sua pesquisa na divulgacao das Ciencias da Terra. Estamos receptivos acolher sugestoes sobre outros modos de utilizacao deste espaco de difusao de ideias e propostas educativas.
Referência(s)