A Transição de Líder para Contribuidor Individual: A Experiência Vivida pelo Ser Gestor Universitário
2013; UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA; Volume: 2; Issue: 1 Linguagem: Português
10.21714/2238-104x2012v2i1-12082
ISSN2238-104X
AutoresFabiula Meneguete Vides da Silva,
Tópico(s)Business and Management Studies
ResumoEste estudo e resultado das minhas inquietacoes enquanto professora de uma universidade. Trabalhando em uma instituicao de ensino superior, vivia em contato com relatos curiosos, de professores que, apos passarem um periodo de no minimo quatro anos como responsaveis pela gestao universitaria, voltavam para a sala de aula. Esses relatos chegavam a mim sempre carregados de emocao, de momentos de alegrias e tristezas, de conquistas e derrotas, de muito aprendizado. Curiosa, recorri a literatura, a fim de compreender o processo de transicao do lider (reitor ou pro-reitor) para contribuidor individual (professor) em universidades. Percebi que a literatura acerca dos processos de transicao nas universidades e incipiente. Com o objetivo de compreender a experiencia vivida por reitores e pro-reitores no processo de transicao para professores, utilizei a abordagem fenomenologico-hermeneutica de van Manen (1990), a fim de retomar os principais temas desta experiencia. Seis ex-gestores universitarios emprestaram suas experiencias, vivenciadas em universidades pertencentes a Associacao Catarinense das Fundacoes Educacionais (ACAFE), atraves das entrevistas em tres tempos preconizadas por Seidman (1998), realizadas entre maio de 2009 e marco de 2010. Estas historias revelam o significado de ser lider universitario e professor, e os principais temas que marcaram as experiencias dos ex-gestores entrevistados, no processo de sua transicao para a sala de aula. Ao voltarem para a sala de aula, os professores sentem-se aliviados por nao mais viverem a fragmentacao e a brevidade das tarefas tipicas dos lideres. Como professores, conseguem gerenciar seu tempo e planejar suas atividades docentes, algo que nao lhes era possivel enquanto reitores e pro-reitores. Ao mesmo tempo em que os ex-gestores sentiram facilidades no retorno a sala de aula, imersos nessa nova realidade, suas vozes e expressoes retrataram suas dificuldades de adaptacao. A dificuldade no relacionamento pessoal entre professores e alunos e a falta de interesse dos alunos permearam a transicao dos ex-gestores a sala de aula. O apoio oferecido pela familia, nesse processo, foi essencial. Com satisfacao, os professores relataram que voltaram a dedicar tempo para a pesquisa, o que nao tinha sido possivel no periodo em que estavam respondendo pela gestao universitaria. Embora nao fossem mais responsaveis pelo processo de gestao, muitos colegas ainda os viam como gestores, possuidores de poder. O processo de transicao vivido na universidade possibilitou-lhes aprendizagem e mudancas nos seus comportamentos. Alguns desses professores entrevistados tornaram-se mais flexiveis: aprenderam o momento adequado para se manifestar. Os que nao levavam em consideracao a opiniao alheia passaram a perceber a importância de escutar o outro. Aquele que antes tinha uma visao imediatista, atualmente, se percebe com uma visao voltada ao futuro, de longo prazo. O professor mais timido teve que conversar mais com as pessoas. Os dados revelados por meio das experiencias dos ex-gestores, embora estejam circunscritos a um universo restrito, revelam temas uteis para a compreensao da experiencia vivida na transicao de lideres universitarios para a sala de aula, trazendo, assim, contribuicoes para pensarmos em politicas de recursos humanos, a fim de minimizarmos os aspectos negativos vividos pelos ex-gestores, como tambem para ampliarmos as pesquisas que levem em conta a tematica da transicao de professores nas universidades.
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