
Gamificação em Ambientes Educacionais Ubíquos
2015; Linguagem: Português
10.5753/cbie.sbie.2015.509
ISSN2316-6533
AutoresHiran Ferreira, Rafael Dias Araújo, Paula Beatriz Espindola De Souza, Samuel Chagas, Fabiano Dorça, Renan G. Cattelan,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoUm dos grandes desafios dos ambientes computacionais voltados à educação é garantir o engajamento e manter a motivação dos estudantes em sua utilização. Nesse sentido, conceitos de gamificação têm sido explorados para adaptar elementos de jogos a atividades de ensino e aprendizagem no intuito de torná-las mais envolventes e atrativas. Este artigo apresenta o processo de concepção e desenvolvimento de um módulo de software para gamificação de Ambientes Educacionais Ubíquos (AEUs). Além da arquitetura do módulo de gamificação proposto e dos detalhes técnicos de sua implementação, é descrita sua integração a um AEU real e sua utilização conjunta com mecanismos colaborativos de extensão e enriquecimento de conteúdo educacional.
Referência(s)