Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Gamificação em Ambientes Educacionais Ubíquos

2015; Linguagem: Português

10.5753/cbie.sbie.2015.509

ISSN

2316-6533

Autores

Hiran Ferreira, Rafael Dias Araújo, Paula Beatriz Espindola De Souza, Samuel Chagas, Fabiano Dorça, Renan G. Cattelan,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

Um dos grandes desafios dos ambientes computacionais voltados à educação é garantir o engajamento e manter a motivação dos estudantes em sua utilização. Nesse sentido, conceitos de gamificação têm sido explorados para adaptar elementos de jogos a atividades de ensino e aprendizagem no intuito de torná-las mais envolventes e atrativas. Este artigo apresenta o processo de concepção e desenvolvimento de um módulo de software para gamificação de Ambientes Educacionais Ubíquos (AEUs). Além da arquitetura do módulo de gamificação proposto e dos detalhes técnicos de sua implementação, é descrita sua integração a um AEU real e sua utilização conjunta com mecanismos colaborativos de extensão e enriquecimento de conteúdo educacional.

Referência(s)