
A história do lúdico na educação
2012; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA; Volume: 6; Issue: 2 Linguagem: Português
10.5007/1981-1322.2011v6n2p19
ISSN1981-1322
AutoresAlexandre Magno Gomes Sant’Anna, Paulo Roberto do Nascimento,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoEste artigo tem como objetivo contribuir para o enriquecimento profissional dos professores que ensinam matemática na perspectiva de um conhecimento mais aprofundado sobre a história do uso do lúdico no processo de ensino e aprendizagem, resgatando sua utilidade desde os primórdios, passando pela idade média até os dias atuais. A importância do lúdico como instrumento metodológico é abordada sob a ótica da utilização dos mesmos na busca de um melhor aprendizado dos alunos, em relação aos conhecimentos matemáticos, partindo da escolha da melhor atividade lúdica a ser utilizada para cada conteúdo programático, dos objetivos a serem alcançados com o uso dessas atividades, que favoreçam a exploração do potencial e o desenvolvimento das habilidades que eles proporcionam. Diversos autores defendem a utilização do lúdico em sala de aula como um instrumento metodológico para o ensino da matemática. Propomos neste artigo que os professores devam ter formação para que possam utilizar tal instrumento da melhor forma possível na busca do alcance dos objetivos traçados.
Referência(s)