Marketing de Relacionamento: Um Estudo de Caso em Uma Instituição Financeira

2015; Volume: 7; Issue: 2 Linguagem: Português

10.18361/2176-8366/rara.v7n2p112-135

ISSN

2178-9320

Autores

M.C. Andrade, Laura Santos,

Tópico(s)

Business Strategy and Innovation

Resumo

O presente trabalho aborda o marketing de relacionamento. O ambiente de pesquisa foi o banco Itau Unibanco Holding S.A, agencia de Rubiataba-GO, cujo estudo tem como objetivo estudar as acoes de gerenciamento de relacionamento com os clientes utilizadas pelo banco, bem como conhecer as perspectivas dos colaboradores e clientes em relacao ao Marketing de Relacionamento. A metodologia deste trabalho tem como base a pesquisa qualitativa; utilizando o estudo de caso de natureza unica. Os dados foram coletados por meio de questionarios aplicados aos colaboradores internos e aos clientes. Os resultados mostram que os colaboradores do banco entendem a importância de gerenciar o relacionamento com os clientes, mas nao possuem pleno conhecimento sobre o marketing de relacionamento. A pesquisa aponta que os clientes nao se interessam em manter relacionamentos com as empresas, todavia, se consideram fieis ao banco estudado. De modo geral, este trabalho contribui para que as empresas compreendam a importância do gerenciamento eficiente do relacionamento com o cliente na busca pela diferenciacao no mercado.

Referência(s)