Artigo Revisado por pares

Pré-sal: sua importância e os desafios que se apresentam às Geociências

2011; Volume: 7; Issue: 1 Linguagem: Português

ISSN

1980-4407

Autores

Guilherme de Oliveira Estrella,

Tópico(s)

Global Energy and Sustainability Research

Resumo

Pre-Sal e um termo ambiguo que virou nome proprio, entendido de uma forma geral pelo povo como uma enorme acumulacao de petroleo sob espessa camada de sal, formado nos primordios da instalacao do Atlântico Sul, ha milhoes de anos atras. Sua descoberta inspira tambem no inconsciente coletivo do brasileiro um sentimento de orgulho, de reafirmacao de capacidade de superar desafios quando ha determinacao e vontade politica para assim faze-lo. E ainda a consagracao da corajosa decisao do Presidente Getulio Vargas de criar uma estatal de petroleo no Brasil com o proposito de buscarmos a essencial auto-suficiencia energetica, condicao imperativa de qualquer pais que quer soberano e desenvolvido. Mas talvez o aspecto mais relevante e mobilizador do Pre-Sal esta no fato de reacender entre todos nos brasileiros a legitima expectativa de que este patrimonio natural, que e de todos, sirva para reverter o historico quadro de carencias e desigualdades que ainda maculam nossa sociedade. Por isto o Pre-Sal integrou-se a realidade nacional por meio de amplo e legitimo debate acerca das oportunidades que estao sendo abertas para o pais, nos cenarios economico, tecnico-cientifico e, sobretudo, social, num movimento so visto antes quando na campanha do Petroleo e nosso, nos anos 1940 e 1950. Uma primeira consequencia deste amplo debate foi a alteracao da legislacao na exploracao e producao do petroleo nas futuras areas que serao objeto de exploracao de petroleo no Pre-Sal. As novas leis aprovadas asseguram maior controle do Estado sobre a producao de petroleo; ampliam a parcela da renda petroleira que ficara com o Estado; asseguram melhor distribuicao da riqueza de forma a responder demandas da sociedade; fortalecem a Petrobras, escolhendo-a como operadora unica e capitalizando-a; e promovem desenvolvimento industrial em bases autonomas. A decisao de delegar a Petrobras o papel protagonista da exploracao e producao de petroleo do Pre-Sal, por forca de ser a principal responsavel pela descoberta, deter cerca de 65% das areas licitadas e ser empresa controlada pelo Governo Federal, abre novas oportunidades no relacionamento que historicamente mantem com o meio academico nacional e as Geociencias. Sim, porque as escalas no qual tratamos as questoes do Pre-Sal sao de ordem de grandeza superior as que nos acostumamos a lidar nos ultimos quarenta anos da historia recente brasileira – esta bem mais proxima da dimensao do nosso pais! O aproveitamento dos recursos energeticos do Pre-Sal desafia a criatividade e a competencia da comunidade tecnica, do setor empresarial e dos governos nos varios niveis de poder. No campo da formacao de recursos humanos, torna imperiosa a necessidade de capacitar melhor, e em maior numero, geologos e engenheiros. Um dos atalhos para isto esta em fortalecer as parcerias entre instituicoes, aproveitando as competencias tecnicas e pedagogicas das nossas universidades. Um bom exemplo em andamento esta na criacao do UNESPETRO, um nucleo de estudos de carbonatos similares aos do Pre-Sal, ligado ao curso de Geologia da UNESP Rio Claro. Apoiado pela Petrobras, este nucleo academico estabeleceu parcerias com os cursos de Geologia da Unicamp, UFF e UFRJ, e de Engenharia da Unicamp e UNEF. As redes tecnologicas e as pesquisas patrocinadas pelos recursos da participacao especial, chanceladas pela ANP sao tambem instrumentos valiosos principalmente para integrar pesquisas academicas e formacao de pos-graduandos aos desafios da exploracao e outros temas de interesse para o setor energetico nacional. O aumento da producao brasileira em novos campos de petroleo e no Pre-Sal criara oportunidades para ampliar a destinacao de recursos em pesquisa e desenvolvimento, mas tambem enderecara uma parcela crescente para o ensino, em especial para a graduacao. Apoiar os novos cursos, bem como os treinamentos de campo em instituicoes como o Eschwege sao dois desafios para melhorar e ampliar o numero de graduados em Geologia que, num futuro proximo, estarao atuando na exploracao e producao de petroleo, nos segmentos da mineracao, construcao civil, agua subterrânea e meio ambiente. Melhor formacao academica nao pode prescindir de ampliar a oferta de textos didaticos e outros instrumentos de divulgacao dirigidos aos varios niveis educacionais dos brasileiros. Com este proposito, a Petrobras patrocina museus, exposicoes, livros e periodicos ligados a varias instituicoes e em diferentes locais do pais. Um destes periodicos que cumpre um valioso papel na divulgacao geocientifica e Terrae Didatica, que apresenta as especificidades do mundo geologico utilizando linguagem coloquial capaz de ampliar em muito a faixa de leitores de outras formacoes profissionais. Terrae Didatica cumpre relevante papel, como canal formal de comunicacao direta entre cursos ligados a Geologia, contribuindo para construir consensos e/ou acoes comuns que levem a melhoria do ensino dessa area de conhecimento no Brasil. O Pre-Sal possibilita que a sociedade brasileira perceba com clareza o valor estrategico do petroleo e do nosso patrimonio mineral. Em um cenario mundial tumultuado, armas sao cada vez mais usadas em disputas pela posse das riquezas naturais. Como o conhecimento ainda e um produto ao qual todos tem acesso no Brasil, apoiar revistas como Terrae Didatica implica um compromisso com a cidadania, com a defesa dos legitimos interesses nacionais e, em ultima analise, com nossa soberania. Terrae Didatica, volume 7, numero 1, 2011 A revista persegue atentamente a difusao de conhecimentos cientificos sobre a Terra, e de estrategias de aprendizagem para abordar ampla variedade de topicos, desde as configuracoes cristalinas de minerais e minerios, ate a dinâmica das placas tectonicas e seus efeitos. No Brasil, felizmente, inexiste atividade tectonica, mas e crucial conhecer a dinâmica atmosferica e fenomenos naturais associados, como deslizamentos de terra e enchentes. Este numero divulga experiencias muito uteis para professores de ensino medio e superior. Inumeras atividades estimulantes podem ser realizadas em area urbana, por exemplo, com um como o roteiro geoturistico da cidade de Sao Paulo, que explora monumentos instalados em pracas e parques de facil acesso da capital paulista. Os fosseis, sua sistematizacao e a aplicacao pratica do conhecimento prosseguem como objeto de pesquisa dos colaboradores. Nesta edicao, incluem-se um trabalho sobre foraminiferos planctonicos e outro sobre radiolarios. Finalmente, um trabalho sobre concepcoes de estudantes de escolas portuguesas sobre Tempo Geologico introduz importantes reflexoes sobre ensino-aprendizagem de Ciencias da Terra. Esperamos que os materiais ajudem os educadores e os estudantes na constante busca de aprimoramento tecnico-cientifico e na assimilacao de novos conhecimentos e saberes. Em 2011 Terrae Didatica mantem periodicidade semestral. O material em avaliacao ou ja aprovado e suficiente para finalizar o volume 7. Temos a alegria, pois, de fazer chamada de trabalhos (call for papers) para o volume 8, a sair em 2012.

Referência(s)