Artigo Produção Nacional Revisado por pares

Fotojornalismo: da estetização à transformação do leitor em sujeito

2006; UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS; Volume: 20; Issue: 43 Linguagem: Português

10.4013/7271

ISSN

1806-6925

Autores

Ana Paula da Rosa,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

Todo o esforco do jornalismo e uma representacao que visa fazer com que o discurso pareca verdadeiro. Nesse sentido, a fotografia tem sido cada vez mais utilizada, ja que para o senso comum ela possui a capacidade (ilusoria) de retratar o real. Assim, nas ultimas decadas, o que se viu foi o surgimento de um processo de estetizacao do jornalismo impresso com o uso constante de fotografias e graficos, muito por influencia da televisao e da internet, que tem a instantaneidade da informacao como aliados. Partindo dessa constatacao, este trabalho visa, por meio da analise semiotica de uma fotografia estampada na capa do jornal Zero Hora de 04 de abril de 2005, identificar o papel da fotografia jornalistica, partindo da hipotese de que a imagem nao e apenas uma ilustracao, mas sim um texto completo, com sentido proprio. Isso ficou claro na cobertura da morte do Papa Joao Paulo II, em que as fotografias complementaram o discurso jornalistico, atribuindo mais credibilidade as informacoes e, acima de tudo, permitindo aos leitores uma co-presenca por meio das imagens e dos textos sincreticos. Mais do que isso, a soma da fotografia com a escolha do texto verbal no jornalismo leva a uma presenca na distância, permite uma troca de lugares entre emissor e destinatario, como se eles se fundissem na pagina do jornal. Assim, o sincretismo (uso de mais de uma linguagem) torna-se, cada vez mais, a razao de ser do jornal impresso.

Referência(s)
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