Modelo de Ensino de Métodos de Design de Produtos

2011; Volume: 19; Issue: 1 Linguagem: Português

10.35522/eed.v19i1.73

ISSN

1983-196X

Autores

Ana Verônica Pazmino, Maria Rita de Souza Couto,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

O trabalho apresenta um modelo de ensino de metodos de projeto de produto elaborado de modo a facilitar o trabalho docente nas disciplinas de metodologia de projeto e projeto de produto. A pesquisa vem ao encontro da necessidade de, durante o processo projetual, lidar com varios saberes que deverao estar presentes nao apenas na fase de projeto abstrato, como tambem na concretizacao do objeto. Sustenta-se na investigacao que cabe ao docente ser um facilitador da aprendizagem do futuro designer, demonstrando conhecimento profundo da disciplina a ser ministrada, de forma a ressaltar seus aspectos fundamentais e esclarecer acerca de suas aplicacoes praticas. O aporte teorico do trabalho mostra que a atividade cientifica do design, que estuda metodos e determina a logica e processos sequenciais se mostra adequada para tornar o design uma pratica reflexiva. Entre as habilidades e competencias, o designer deve ter capacidade criativa para propor solucoes inovadoras, utilizando-se do dominio de tecnicas e do processo de criacao, assim como dominio das diferentes etapas do desenvolvimento de um projeto, a saber: definicao de objetivos, tecnicas de coleta e analise de dados, geracao e avaliacao de alternativas, configuracao de solucao e comunicacao de resultados. As duas habilidades e competencias sao basicas, pois e isso que se deseja do formando. Assim, o ensino de design deve ser de qualidade e os conhecimentos de metodos projetuais devem ser apreendidos pelo futuro designer para que possa exercer a sua profissao com seguranca. O metodo nao garante a solucao nem a eficacia do projeto e da sua concretizacao, pois esta relacionado a aproximacao com os saberes sendo apenas uma garantia de consecucao da finalidade. Dessa forma, o trabalho aqui apresentado tem como objetivo propor o Modelo de Ensino de Metodos de Design de Produto (MEM), apoiado na teoria da aprendizagem significativa. O MEM visa que o professor use estrategias diferenciadas para alcancar a aprendizagem significativa, a partir de um guia que se apoia nos conhecimentos da pedagogia por meio da metodologia do ensino superior. O trabalho propoe estrategias de aprendizagem, estrategias de avaliacao e recursos como instrumentos capazes de proporcionar uma aprendizagem mais eficaz de 40 metodos de projeto de produto. Finalmente, o trabalho apresenta a aplicacao do MEM pelo periodo de um semestre na disciplina de Metodologia de Projeto da Univille. A partir dos resultados da avaliacao conclui-se sobre a eficacia do modelo, recomendando-se seu uso por outros docentes das disciplinas de Metodologia de Projeto e Projeto de Produto em cursos de design.

Referência(s)
Altmetric
PlumX