
Avaliação das emissões de escapamento veicular em condições específicas do motor: partida e marcha-lenta
2015; Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes; Volume: 23; Issue: 3 Linguagem: Português
10.14295/transportes.v23i3.896
ISSN2237-1346
AutoresSuzana De Oliveira Aguiar, Rinaldo dos Santos Araújo, Francisco Sales Ávila Cavalcante, Rita Karolinny Chaves de Lima, Bruno Vieira Bertoncini, Rita Karolinny Chaves de Lima, Mona Lisa Moura de Oliveira,
Tópico(s)Energy, Environment, and Transportation Policies
Resumo<p>O crescimento exponencial do quantitativo de veículos automotores no Brasil, sobretudo nos grandes centros urbanos, contribui com a emissão de elevadas taxas de poluentes atmosféricos comprometendo a qualidade do ar e, consequentemente, a saúde da população. Este trabalho possui como objetivo principal avaliar as emissões de poluentes atmosféricos oriundas de veículos automotores equipados com motor ciclo Otto (gasolina e álcool) e/ou ciclo Diesel em condições específicas do motor, nomeadamente, partida (a frio ou a quente) e marcha-lenta. Os resultados ratificam a importância de se considerar o adicional das emissões de poluentes da partida a frio, uma vez que os veículos a álcool e a gasolina atingiram elevadas concentrações de emissão de CO e HC e, no caso do diesel, o NOx. Em geral, o procedimento utilizado neste estudo para análise dos gases de escapamento de forma instantânea, mostrou-se eficiente na demonstração do adicional da partida a frio em relação às condições estabilizadas de operação do motor. Durante a partida a frio, observam-se os maiores níveis de emissões de HC e CO para o veículo movido a E100, o que se deve principalmente às características físico-químicas do etanol, como o alto calor latente de vaporização. Em termos gerais, a metodologia simples e acessível utilizada nesta pesquisa pode ser útil em diagnósticos de emissões veiculares, como também no monitoramento e manutenção veicular regular/preventiva de fontes móveis de emissão de poluentes, além de corroborar para o estudo do adicional de emissões nas condições avaliadas (i.e. inventários de emissões atmosféricas).</p>
Referência(s)