Artigo Acesso aberto Revisado por pares

MUSICALIZAÇÃO, ESTRATÉGIA MNEMÔNICA PARA A COMPREENSÃO DOS CONTEÚDOS DE BIOLOGIA NA EJA

2015; UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE FLUMINENSE DARCY RIBEIRO; Volume: 2; Issue: 4 Linguagem: Português

10.17115/2358-8411/v2n4a3

ISSN

2358-8411

Autores

Dayse Sampaio Lopes Borges, Eliane Costa de Almeida,

Tópico(s)

Linguistics and Education Research

Resumo

A musicalizacao, junto a linguagem, e um dos tracos exclusivos dos seres humanos, dificilmente encontraremos alguem que nao teve contato com a musicalidade. A relevância desta pesquisa possibilitara aos professores reverem praticas pedagogicas para uma aprendizagem eficaz, que atenda as demandas de uma sociedade globalizada em que alunos da Educacao de Jovens e Adultos (EJA) estejam incluidos. Esses alunos representam individuos, que buscam o conhecimento apos ausencia significativa do processo com uma instituicao de ensino. Os anseios de um educando da EJA, que por inumeras razoes retorna a escola, depois de anos afastado dos afazeres escolares, em detrimento da sobrevivencia, carece ter acesso a conhecimentos e dominios basicos pertinentes a efetiva insercao social. Motivar-se para a aprendizagem apos um dia longo de trabalho e tarefa que exige volicao. Para isso, a musicalizacao por meio de parodias dos conteudos de Biologia auxilia o processo de conhecimento dos alunos, tambem da EJA, a apreender conteudos cientificos e terminologias complexas e por vezes distantes do seu cotidiano. Essa pesquisa mostra a eficacia motivacional evidenciada pela aplicacao da musicalizacao/parodias, via estrategia mnemonica, para a retencao dos conteudos de Biologia. A teoria da aprendizagem que estuda as estrategias mnemonicas e a teoria do processamento de informacao. Do mesmo modo que dados entram no computador (input), e precisam ser codificados para serem armazenados e processados, a informacao entra nos receptores sensoriais (se com atencao) e sera codificada sendo armazenada e processada para ocorrer a saida (output) ou recuperacao. Quando um estudante da atencao ao que lhe foi apresentado, intrinseca esta a motivacao, que os influencia e leva a acao de determinada atividade. Para tal, se analisou o emprego de parodias/musicalizadas em sala de aula como estrategia mnemonica para a aprendizagem na EJA, do conteudo de Biologia. A coleta de dados se realiza, via observacao da criacao e apresentacao de parodias/musicalizadas nas turmas de Ensino Medio, EJA, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Medio Horacio Plinio em Bom Jesus do Norte, ES.

Referência(s)
Altmetric
PlumX