
Matriz De Insumo-Produto Para a Economia Turrstica Brasileira: Construuuo E Annlise Das Relaaaes Intersetoriais (Input-Output Matrix for the Brazilian Tourism Economy: Construction and Analysis of Intersectoral Relationships)
2003; RELX Group (Netherlands); Linguagem: Português
10.2139/ssrn.2410386
ISSN1556-5068
AutoresFrancisco de Assis de Souza Filho, Joaquim José Martins Guilhoto,
Tópico(s)Business and Management Studies
ResumoPortuguese Abstract: Este trabalho teve como objetivo analisar as contribuições do turismo à economia brasileira, considerando-se a sua estrutura produtiva de 1999. Para isso, procurou-se caracterizar as relações intersetoriais, destacando-se os setores que compõem o segmento do turismo. Para realização deste trabalho, foi necessário desagregar a matriz de insumo-produto construída para o país em setores que foram considerados turísticos e não-turísticos. Na análise foram utilizados os índices de ligações de Hirschmann-Rasmussem, o campo de influência e os índices puros de ligações. Os índices de ligações intersetoriais permitiram a identificação dos setores-chave, considerando-se o modelo de insumo-produto aqui construído e o nível de agregação utilizado. Dentre os setores classificados como setores-chave, utilizando-se o conceito mais abrangente, seis foram inicialmente considerados como componentes do segmento do turismo: transporte aéreo regular, transporte aéreo não-regular, agências e organizadores de viagens, atividades auxiliares dos transportes aéreos, estabelecimentos hoteleiros e outros tipos de alojamento temporário e restaurantes e outros estabelecimentos de serviços de alimentação. Diante disso, ressalta-se a importância da implantação de políticas e programas para promover o desenvolvimento do segmento turístico do Brasil, tendo em vista que o turismo contribui para o crescimento da economia nacional.
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