Artigo Acesso aberto

EVOCAÇÕES SOBRE LEITURA EM UMA ESCOLA ESTADUAL NA CIDADE DE VÁRZEA GRANDE

2015; Issue: 13 Linguagem: Português

10.18312/1980-7341.n13.2015.246

ISSN

1980-7341

Autores

Cristiane Pauluze Rodrigues de Almeida, Renan Kuhne, Alba Valéria Alves Ignácio, Simone Letícia Raimundini,

Tópico(s)

Rural and Ethnic Education

Resumo

DOI: 10.18312/connectionline.v0i13.246 Este estudo visa apontar dados e reflexões sobre as representações sociais acerca das atividades de leitura dos alunos do Ensino Médio de uma escola pública de Várzea Grande – MT. E, mais especificamente, investigar os sentidos de leitura produzidos. Para tal, realizamos uma pesquisa em entre 2014 e 2015. Tivemos como base teórico-metodológica discussões das representações sociais como eixo para compreensão dos dados no tocante às análises de objetos de estudo concernentes ao contexto educacional. Utilizamos a técnica de Associação Livre de Palavras e o processamento do corpus ocorreu por meio do software EVOC na coleta de dados. Em estudo, também, estiveram reflexões sobre leitura Bakhtin (1952-53/1979, 2003), (ROJO, 2004, 2009) e as Orientações Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (OCEM, 2006). Nesse sentido, compreendemos a leitura numa visão responsiva e ativa. A observação dos dados enfatizou que o ato de ler advindo do contexto escolar, evocado para o tema leitura, está centralmente sintetizado pela imagem do livro, este, também, está vinculado à ideia de aprendizagem e conhecimento. Palavras-chave: Leitura; Representações Sociais; Ensino Médio.

Referência(s)