O ensino como "acontecimento"

1996; UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO; Issue: 98 Linguagem: Português

ISSN

2178-2229

Autores

Sônia Penin,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

Neste texto, discuto a respeito da didatica, considerando as brechas que o campo abre para o nao-cientifico ou para um outro tipo de racionalidade, assim como as vantagens desse seu modo de ser. Inicio, retomando a analise de alguns autores no tocante a organizacao do saber a partir da idade moderna, ao lugar das ciencias humanas nesse cenario ea repercussao de tal configuracao na atualidade; em seguida, recupero alguns momentos da historia da pedagogia e da didatica que marcaram a sua epistemologizacao; entao, discuto o que tem sido considerado o fenomeno da didatica o ensino e a caracteristica explicativo/prescritiva da area; por fim, defendo o acontecimento ensino como o objeto de estudo mais promissor na atualidade para fazer avancar a area da didatica, apontando algumas direcoes para esse percurso.

Referência(s)