Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

As complexidades inerentes ao tema "mudanças climáticas": desafios e perspectivas para o ensino de física

2015; UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS; Volume: 17; Issue: 3 Linguagem: Português

10.1590/1983-21172015170301

ISSN

1983-2117

Autores

Danielle Aparecida dos Reis, Luciano Fernandes Silva, Newton Figueiredo,

Tópico(s)

Geography and Environmental Studies

Resumo

RESUMO: A articulação entre a física e a temática ambiental apresenta oportunidades para a construção de práticas educativas que privilegiam o tratamento das controvérsias e das complexidades associadas aos temas ambientais, como ocorre com o fenômeno das mudanças climáticas. Neste ensaio teórico destaca-se que a natureza complexa desse fenômeno climático favorece o surgimento das controvérsias, o que proporciona aos professores da Educação Básica possibilidades para o tratamento educativo diferenciado desse tema. De modo especial, apresentam-se e discutem-se alguns aspectos, do ponto de vista da física, relativos à complexidade inerente ao tema "mudanças climáticas", a fim de contribuir para uma reflexão voltada para a natureza dessas complexidades e para suas potencialidades educativas.

Referência(s)