
As complexidades inerentes ao tema "mudanças climáticas": desafios e perspectivas para o ensino de física
2015; UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS; Volume: 17; Issue: 3 Linguagem: Português
10.1590/1983-21172015170301
ISSN1983-2117
AutoresDanielle Aparecida dos Reis, Luciano Fernandes Silva, Newton Figueiredo,
Tópico(s)Geography and Environmental Studies
ResumoRESUMO: A articulação entre a física e a temática ambiental apresenta oportunidades para a construção de práticas educativas que privilegiam o tratamento das controvérsias e das complexidades associadas aos temas ambientais, como ocorre com o fenômeno das mudanças climáticas. Neste ensaio teórico destaca-se que a natureza complexa desse fenômeno climático favorece o surgimento das controvérsias, o que proporciona aos professores da Educação Básica possibilidades para o tratamento educativo diferenciado desse tema. De modo especial, apresentam-se e discutem-se alguns aspectos, do ponto de vista da física, relativos à complexidade inerente ao tema "mudanças climáticas", a fim de contribuir para uma reflexão voltada para a natureza dessas complexidades e para suas potencialidades educativas.
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