Artigo Produção Nacional

Eficácia das normas e qualidade de serviço: iniciativa de acreditação em organizações de saúde (OCS)

2017; Faculdade União de Goyazes; Volume: 3; Issue: 1 Linguagem: Português

ISSN

1982-5951

Autores

Marcelino José Jorge, Sueli Maria Motta Cardoso, Paulo Roberto de Sales,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

RESUMO: A partir dos modelos de Mintzberg (1995) e Greiner (1998), este artigo extrai evidencias dos relatorios de avaliacao educativa periodica das OCSs em processo de conformacao dos seus padroes de acreditacao para identificar um padrao de evolucao do processo de Certificacao Hospitalar das Organizacoes Complexas de Saude (OCSs), Visou uma contribuicao gerencial de interesse da politica de saude publica com a analise das avaliacoes do Instituto de Pesquisa Clinica Evandro Chagas – IPEC/FIOCRUZ ao longo de tres anos, divulgando uma fonte de dados inedita na pesquisa de economia da gestao. Como resultado, foi identificado um padrao de evolucao das conformidades e nao conformidades no processo de certificacao do IPEC, que destaca a importância das normas documentadas, rotinas e protocolos para a qualidade do servico em OCSs sujeitas aos problemas de assimetria de informacao. Esse padrao serve de referencia para a tomada de decisao sobre as prioridades da certificacao hospitalar do Instituto. Palavras-chave: Organizacao de saude; assimetria de informacao; efetividade de normas; qualidade do servico; acreditacao hospitalar.

Referência(s)