Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Outros Ritmos em Escolas da Periferia de São Paulo

2016; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL; Volume: 41; Issue: 1 Linguagem: Português

10.1590/2175-623654713

ISSN

2175-6236

Autores

Alexandre Barbosa Pereira,

Tópico(s)

Arts and Performance Studies

Resumo

Resumo: O artigo apresenta pesquisa em escolas públicas da periferia de São Paulo a fim de entender o desenvolvimento das sociabilidades juvenis. A proposta é descrever as dimensões que a categoria juventude adquire a partir das experiências que os estudantes vivenciam. Os jovens engendram ritmos que se contrapõem ao ritmo disciplinar. Por meio das novas tecnologias e da cultura de massa, eles têm participado de outras atividades, constituindo públicos específicos, formados prévia e externamente à escola. Assim, se a escola tenta fechar-se ao mundo externo com portões e grades, os jovens com seus diferentes ritmos, principalmente o das zoeiras, introduzem no espaço escolar os mais diferentes e singulares mundos.

Referência(s)