
Confluências da expansão da educação superior brasileira no período de 2000 a 2012 e o processo de Bolonha
2015; UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO; Volume: 22; Issue: 2 Linguagem: Português
10.5335/rep.v22i2.5577
ISSN2238-0302
AutoresAltair Alberto Fávero, Carina Tonieto,
Tópico(s)Social and Political Issues
ResumoO presente artigo trata da possível relação entre a expansão da Educação Superior Brasileira e o Processo de Bolonha. Nosso objetivo, nos limites de um breve ensaio, é analisar que confluências existem entre as políticas públicas expansionistas da Educação Superior ocorridas recentemente no Brasil e os princípios expressos na Declaração de Bolonha. Para tanto, iniciamos apresentando os números da expansão da Educação Superior no Brasil no recorte temporal 2000-2012; na sequência, tratamos dos princípios do processo de Bolonha como sendo a resposta europeia aos desafios locais e globais da expansão e contestação do modelo tradicional de educação superior vigente na década de 1990; por fim, analisamos, a partir de algumas evidências, que relações existem entre o processo de Bolonha e a expansão da Educação Superior no Brasil ocorrida no início do século XXI.
Referência(s)