Artigo Acesso aberto Revisado por pares

Memória social e representações sobre o descobrimento do Brasil: análise do manuais portugueses de história

2014; Volume: 17; Issue: 2 Linguagem: Português

10.17575/rpsicol.v17i2.451

ISSN

2183-2471

Autores

Célia Soares, Jorge Correia Jesuíno,

Tópico(s)

Digital Storytelling and Education

Resumo

As representações das memórias da sociedade portuguesa, e da própria história, circulam e são transmitidas no campo das comunicações sociais, mas também são difundidas, e (re)legitimadas, através das temáticas que compõem os curricula escolares. O objectivo deste estudo foi analisar os conteúdos dos manuais de história do ensino básico e complementar, enquanto instrumento privilegiados na construção e actualização das representações sobre a história da descoberta do Brasil, nos grupos sociais mais jovens. Foram selecionados dois manuais, em três níveis escolares, e o material escolhido foi submetido a duas metodologias de análise. Os resultados obtidos permitiram verificar diferenças quanto à estrutura e aos conteúdos temáticos dos manuais, o que revela alguma heterogeneidade entre eles, e entre os níveis escolares analisados. Esta heterogeneidade sugere a existência duma diferenciação qualitativa ao nível das representações sociais que são difundidas aos grupos mais jovens, através dos manuais escolares.DOI: http://dx.doi.org/10.17575/rpsicol.v17i2.451

Referência(s)