RELAÇÕES ENTRE OS OBJETOS OSTENSIVOS E OBJETOS NÃO-OSTENSIVOS DURANTE O ENSINO DA GEOMETRIA DO TAXISTA COM O SOFTWARE GEOGEBRA

2015; Volume: 6; Issue: 2 Linguagem: Português

ISSN

2176-5634

Autores

Luciano Ferreira, Rui Marcos de Oliveira Barros,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

Este artigo traz resultados parciais de uma dissertacao concluida no ano de 2011, ele surge de parte das atividades aplicadas a 15 alunos do 4° ano de licenciatura em Matematica de uma Universidade Estadual de uma cidade do noroeste do Parana com dois objetivos principais: verificarmos a possibilidade de aparecimento de conceitos nao cientificos (equivocados) advindos dos objetos ostensivos mostrados na tela do computador ao usar o software Geogebra e detectar manifestacoes de possiveis obstaculos provenientes da constituicao de conceitos euclidianos na aprendizagem da Geometria do taxista. A fundamentacao teorica utilizada compoem-se da Teoria Antropologica do Didatico – TAD (CHEVALLARD, 1999) e da Dialetica do policiamento ostensivo e nao-ostensivo (Bosh, 2000). Para um tratamento mais aprofundado dos dados, utilizamos a metodologia da analise de conteudo de Bardin (1977). Nas atividades de laboratorio, os alunos receberam instrucoes impressas minuciosas, inclusive com figuras explicativas, para realizar as atividades. Durante a realizacao das atividades, os participantes responderam a questoes mediante registro escrito e pictorico que foram recolhidos e analisados. Com tal analise, mostramos que o estudo de Geometria nao euclidiana, quando feito mediante o uso de software dinâmico (Geogebra), tanto pode ajudar a entender uma nova metrica como ocasionar duvidas – potenciais obstaculos didaticos – a respeito de principios geometricos euclidianos.

Referência(s)