Artigo Acesso aberto Revisado por pares

Tendências, desafios e potenciais da educação internacional e comparada na atualidade

2015; Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira; Volume: 96; Issue: 243 Linguagem: Português

10.1590/s2176-6681/367213422

ISSN

2176-6681

Autores

Marcelo Parreira do Amaral,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

Aborda a educação internacional e comparada (EIC) como disciplina acadêmica, considerando seus desafios e sua atualidade tanto no meio acadêmico quanto nos círculos políticos. Sugere uma definição de trabalho para a EIC enquanto campo de estudo e pesquisa e descreve tendências e desenvolvimentos nesse campo que se mostram entre os mais proeminentes nos últimos anos. O artigo discute alguns dos desafios centrais na atualidade para a comparação como método de produção de conhecimento e aponta os potenciais da EIC para o estudo da educação no século 21. Conclui que a EIC apresenta claros sinais de renascimento, com desenvolvimentos intelectuais importantes tanto na base conceitual e teórica quanto no repertório metodológico da disciplina, conforme ilustram as pesquisas multiníveis.

Referência(s)